Inspiração para o seu dia a dia

Ambiente 19 – Praça do convívio ( EXPOFLORA 2010 - HOLAMBRA / SP   BRASIL )


        Assinado pelos paisagistas Aldamara de Souza Mangia, Maria da Glória Palmeira França e Fernando Antônio Legatti, o projeto prioriza as técnicas com ambientes integrados, atrativos e úteis, visando a socialização e o bem-estar das pessoas em um jardim público.
                O portal de eucalipto tratado demarca a entrada do ambiente e cria expectativa aos visitantes  que encontrarão pela frente trabalhos artísticos e painéis de apelo e conscientização ambiental.
                Sob a chuva de flores da paineira que foi preservada no local e inspirou a pigmentação vermelha que predomina nos elementos da praça, os profissionais impuseram o requinte do paisagismo nas composições que podem ser observadas no harmônico conjunto de movimentos de flores, árvores, arbustos e pedriscos.

                A sinuosidade dos espaços é demarcada pela trilha feita de dormentes que levam as áreas de descanso equipadas com conjuntos de bancos, lixeiras e luminárias. Tudo em madeira.
              A posição dos bancos permite a melhor contemplação das palmeiras, dos vasos de areca-bambu ( Dypsis lutescens) , do aspecto majestoso das patas-de-elefante ( Beaucarnea recurvata ) e das bacias repletas de beijos brancos ( Impatiens hawkeri W.Bull ) e valorizadas pelos pedriscos.

                Os arbustos de mil-cores ( Breynia disticha) dão uma ideia de privacidade aos bancos  num ambiente preenchido com a alegria das  petúnias perenes  ( Petunia x hibrida Hort.ex Vilm .) e com a sinuosidade elegante das celósias ( Celosia Argentea ). Complementam o ambiente arbustos de azaléias (Rhedodendrom ), movimentos de ixora coccinea ( Ixora coccínea ) e de hibiscos ( Hibiscus rosa-sinensis )

                O projeto de iluminação valoriza as palmeiras butiás no centro da praça e a  pigmentação vermelha do piso deixa o ambiente mais alegre e charmoso. Cada um dos oito exemplares de butiás plantados tem cerca de 40 anos de idade, cinco metros de altura e pesa, em média, 3,5 toneladas. Essa espécie de palmeira é muito resistente e ocorre, principalmente, nas regiões litorâneas do sul do Brasil. Fornecidas e plantadas pela Portal das Palmeiras, empresa especializada em produção, transporte, replantio e manutenção de palmeiras adultas de grande porte, as palmeiras foram dispostas de forma radial, margeando e protegendo a pracinha. Investimento aproximado em 2010: RS 48 mil.

Pesquisar no site

Contato

Designer de Jardins e-mail alternativo
aldamaramangiapaisagista
@gmail.com
(11)938000516